Tuesday, April 12, 2016

ABOUT ME | Sou Jornalista e ODEIO fotografar... e agora?

Traz-me fotografias de pessoas!

É a frase que eu mais tenho ouvido ao longo deste último ano! e sabem que mais!? ODEIO!
Eu não odeio tirar fotografias... HELLO! eu tenho um blog onde semanalmente me fotógrafo a mim própria... É impossível não gostar de fotografar [busted!].
Agora... Quando me mandam ir para as ruas fotografar as velhinhas na paragem de autocarro, de forma indiscreta feita paparazzi, aí o caso já muda de figura.
Eu gosto de fotografar. Eu gosto MUITO de fotografar! O cerne da questão é: odeio incomodar as pessoas na rua (feita tola!) Porque afinal, eu estou a estudar para ser jornalista e não para ser fotógrafa.
E fotografar pessoas "desprevenidas", para quem não sabe é um dos exercícios mais complicados a face da terra! 
E SE usares uma teleobjetiva xptofwz que te permita fotografar a borbulha por espremer que a senhora de casaco azul, que está a atravessar a passadeira, tem na ponta do nariz, F A N T A S T I C O! Tens quase um 20!
Não é pela borbulha, leave it! As borbulhas são nojentas, é pelo domínio da objetiva!
Para se ser um bom fotojornalista... Porque hoje em dia quem é  jornalista está totalmente ultrapassado! Tens de por favor, dominar mais duas ou três áreas que te confiram polivalência!
[YES! Eu domino mais quatro! Estou garantida #sqn]
Estava a dizer... para se ser um bom fotojornalista tens de:
1. Dominar uma máquina... esse bicho com corpo, e cabeça, e flash, e tripé, e barulhos, e cenas ahahaha
2. Dominar uma máquina em MANUAL! Siiiim porque meus queridos 90% de vocês nem conhecem a opção manual das vossas máquinas... nem queiram conhecer! É um bilhete de entrada para expressões como ISO, Diafragma, Velocidade... e ficamos por aqui que já estou enjoada! Para o BLOG fotografo sempre em automático, shame on meeee...
3. Dominar Flash;
4.Tripé;
5. IMPORTANTISSÍMO um bicharoco chamado Photoshoop venham lá aqueles programas livres e super espirituosos que aplicam uns filtros jeitosos! ESQUECE! ou arranjas uma maneira de piratear o fino do Photoshoop ou então nem queiras tentar porque apanham-te logo!
Feitas as contas além de inconveniente e com uma imaginação sobrenatural para ângulos, tenho de ser quase uma técnica informática de primeira!
Não é mau... é só MUITOO, MUITOOOO trabalhoso, razão pela qual todos os dias me questiono: Sou Jornalista e ODEIO fotografar... e agora?

Fotografia: Joana da Silva
Câmara: Nikon 3200

4 comments:

  1. Olá Catarina! Eu sou estudante de Comunicação Social!! Que coincidência. 😛
    Este ano tive Fotografia e sentia o mesmo que estás a sentir agora.
    Beijinhos ❤️

    ReplyDelete
    Replies
    1. UAU Joana!
      Pode ser que um dia tenhamos a sorte de nos encontrar [mas sem as máquinas!!] ahaha

      Um grande beijinho ♥♥

      Delete
  2. Adoro a identificação da fotografa ♥♥
    Bom texto!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sempre rodeada das fotografas mais talentosas ♥
      Thanks darling ♥

      Delete